segunda-feira, 18 de abril de 2016

Gramática

(FAFIPA - Prova Adjunto Legislativo - 2016)

Assinale a alternativa em que a pontuação está CORRETA.  

(A) Você pode tomar duas decisões, esquecer de uma vez esse caso; o que eu acho mais aconselhável (ou ficar amargurado para sempre).  
(B) Você pode tomar – duas decisões – esquecer de uma vez esse caso, (o que eu acho mais aconselhável) ou ficar amargurado; para sempre.  
(C) Você pode tomar, duas decisões, esquecer de uma vez esse caso, o que eu acho mais aconselhável ou ficar: amargurado para sempre.  
(D) Você pode tomar duas decisões: esquecer de uma vez esse caso – o que eu acho mais aconselhável – ou ficar amargurado para sempre. (Alternativa CORRETA)


               A alternativa correta é a letra (d). O traço, também chamado meio-travessão, embora possa ser usado em qualquer parte do texto, é no diálogo que seu uso é mais importante. Pode representar tanto fala, quanto uma pausa no texto para se introduzir uma observação, por isso é empregado para separar qualquer observação do autor ou narrador intercalada em uma fala.

Nenhum comentário: